FTE - FÁBRICA DE TUBO ESTRUTURAL > VANTAGENS DO TUBO ESTRUTURAL

VANTAGENS DO TUBO ESTRUTURAL

 Com a utilização de perfis (tubulares) ocos, para além de estruturas resistentes, leves e dinâmicas um maior potencial de rentabilidade é assumido pelo convergente desenho de uma estética mais atractiva e a facilidade de construção concedida pelas faces do tubo.

Devido à sua versatilidade, leveza e facilidade de manutenção, os tubos são muito utilizados em grandes obras permitindo vencer grandes vãos, como por exemplo em Estádios de Futebol, Aeroportos, Pavilhões Desportivos e Plataformas Petrolíferas.

Algumas das principais vantagens obtidas dos "Perfis Ocos" na construção e outras similares aplicações, são para além do superior rácio "Resistência/Peso" as excelentes características à compressão e à torção.

Interior da Fábrica de Tubo Estrutural




Aspecto visual

O recurso a tubos redondos, quadrados e rectangulares contribui significativamente para o enriquecer arquitectónico e visual dos projectos e construções. A construção recorrendo ao uso de tubos metálicos é muito comum em treliças espaciais, em vigas treliçadas espaciais. Resultando normalmente em estruturas com um aspecto atractivo, arrojado e moderno.


Uniformidade


As propriedades intrínsecas oferecem uma uniformidade de características mecânicas e dimensionais que fazem totalmente predizível a sua aplicação. Como apresentam superfícies lisas não possuem cantos vivos e ângulos, permitem uma pintura e manutenção simples, além de uma estética agradável e limpa.



 Aeroporto de Bruxelas




Transformação tecnológica fácil


Para além das facilitadas operações tecnológicas, com preparação adequada em projecto, o tubo estrutural oferece apreciáveis reduções de custo. Conferida devido à redução de peso e aumento de resistência face a outro tipo de perfis metálicos. Devido à menor área de superfície quando comparadas com secções abertas, permite obter menores custos de pintura e protecção contra fogo, facilitando os serviços de manutenção e a redução de custos.


Resistência/consistência


As estruturas tubulares também oferecem maior resistência ao fogo que os perfis abertos consequência da menor superfície exposta. Apresentam também a possibilidade de serem preenchidos com betão, essencialmente em pilares, o que confere um aumento considerável da resistência mecânica e ao fogo. Estes perfis possuem superfícies lisas e não possuem cantos, o que favorece a resistência às correntes de vento e de água.


Amigo do ambiente


Para além de ser um dos materiais mais recicláveis do mundo, ao contrário de outros produtos construção não contribui para o efeito estufa. Outra das vantagens da utilização de tubos estruturais é a possibilidade de obter estruturas facilmente desmontáveis o que pode permitir a reutilização da estrutura.



 Estufa